sábado, 1 de junho de 2013

Entenda A Relação ENEM X PROUNI

ENEM x PROUNI

O Ministério da Educação vinculou a garantia às bolsas integrais ou parciais do ProUni ao bom desempenho no Enem. Assim, ao mesmo tempo em que o número de participantes no Exame aumentou as notas também tiveram uma melhora significativa. Portanto, só pode participar do ProUni o estudante que tiver feito a prova do Enem do ano anterior, e tiver obtido nota mínima de 450 pontos (média entre a nota da prova objetiva e a nota da redação). Mas esse é apenas um dos pré-requisitos para conseguir uma bolsa.

Critérios
É preciso que o estudante satisfaça uma das seguintes condições:
• ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou
• ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral, ou
• ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição, ou
• ser portador de deficiência, ou
• ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

Oportunidade
O candidato à bolsa fica dispensado do vestibular da instituição em que pretende estudar, e fará uma prova específica sem a cobrança de taxas somente se a faculdade desejar. Portanto, se você tem dúvidas quanto à sua capacidade, o Enem pode ser uma boa oportunidade de exercitá-la. Assim, você pratica seus conhecimentos e ainda tem chance de conseguir uma bolsa pelo ProUni ou um acréscimo na sua pontuação em alguns dos melhores vestibulares.(Fonte:Brasil Escola)

Mais informações
 
ProUni: Informações sobre datas de inscrição no programa, critérios de seleção, cursos e instituições participantes, entre outras, pelo telefone: 0800 616161 ou acesse o site do ProUni: http://prouni-inscricao.mec.gov.br/prouni/

Nenhum comentário: