segunda-feira, 16 de junho de 2014

Técnicas para chutar certo em Provas de Concursos

Chutar certo em provas de concursos, vestibular, enem
Chutar certo em provas é sempre o sonho de todos aqueles que se deparam com aquela baita dúvida na hora H. mesmo que você estude muito para realização de uma prova de concurso público, vestibular ou enem, sempre surgem àquelas questões que o candidato não tem o menor conhecimento de qual é a resposta correta. Dessa forma, o chute se torna a única coisa a se fazer para não deixar a questão em branco. Porém, existem algumas dicas que podem aumentar bastante a probabilidade de acerto:

Excelente dica para você que está estudando para concurso. Vídeo GRÁTIS ensina: Como Dobrar Suas Chances De Passar No Concurso Dos Seus Sonhos HOJE! 

VAMOS A SETE DICAS PARA VOCÊ CHUTAR CERTO EM PROVAS 

 

1º Dica – Elimine

Verifique se existe alguma questão com uma resposta totalmente fora do padrão que não tem a mínima condição de estar certa isso aumentará consideravelmente a sua probabilidade de chutar certo em provas de concursos, ou de vestibular e enem. Exemplo: em uma questão com 5 alternativas, você tem 20% de chances de acerto, caso seja eliminado uma alternativa essa probabilidade aumentará para 25%.

2º Dica – Veja se há respostas que se repetem
É comum existir respostas que se repetem nas alternativa dadas, caso existam, estas tendem a ser as corretas. Veja:
A) Cachorro e Avestruz
B) Cavalo e Cachorro
C) Vaca e Cavalo
D) Cachorro e Macaco
E) Cavalo e Macaco
Note que as palavras Cavalo e Cachorro aparecem mais vezes em todas as alternativas, então provavelmente a resposta correta é a B, pois reúne as palavras mais citadas e as chances de chutar certo em provas será maior.

3º Dica – Cuidado com a Generalização
Algumas alternativas generalizam um determinado conteúdo, aqui vale a máxima que toda regra tem a sua exceção, quando houver alternativas desse tipo elas tem maior probabilidade de estarem erradas. Segue alguns exemplos de palavras que generalizam assuntos: nunca, jamais, sempre, completamente, incondicional, ninguém, todos, definitivamente e total.

4º Dica – Alternativas semelhantes
Geralmente o examinador tende a tentar confundir o candidato colocando alternativas parecidas ou próximas da resposta correta para dificultar que  candidato consiga chutar certo em provas. Com isso as alternativas que são muito semelhantes a outras provavelmente terá a alternativa correta. Exemplo:
A) 22,3
B) 16,4
C) 17,9
D) 22,5
E) 11,7
Nesse caso a alternativa A é semelhante ou próxima da D, nesse caso para chutar certo em provas, provavelmente terá que optar por uma das duas alternativas que têm grande chance de ser a correta.

5º Dica - Distribuição
Essa dica não é tão eficiente quanto as primeiras, mas pode ajudar em alguns casos. Estatisticamente, a banca examinadora tende a distribuir igualmente as respostas conforme a quantidade de alternativas e questões da prova. Por exemplo, se cada questão contém 5 alternativas e a prova contém 50 questões, provavelmente o examinador colocará 10 alternativas A, 10 B, 10 C, 10 D e 10 E. Então, quando for chutar, vale a pena contar quantas respostas já foram assinaladas para cada alternativa, a que tiver menos respostas deve ser o palpite. Mas caso tenha já muitas respostas erradas na prova, essa dica não funcionará bem.

Essas 5 dicas são comprovadamente eficientes, pois quando são aplicadas, aumentam muito a probabilidade de chutar certo em provas ao invés de chutar sem nenhum critério. As próximas duas dicas não são baseadas em fundamentos estatísticos comprovados, mas existem muitos boatos que elas também funcionam:

6º Dica - Letra A
Muito se diz que o examinador que está elaborando a questão não gosta de colocar a resposta logo na primeira alternativa pois dá a impressão que está facilitando muito a vida do candidato, então segundo essa teoria, se quer chutar certo em provas, na dúvida não chute na A.


7º Dica - Letra C
Ao contrário da letra A, dizem que geralmente o examinador tem a tendência de colocar mais respostas C, então na dúvida deve sempre optar por ela, além disso,  os mais religiosos e superticiosos acreditam que a letra C, por ser a primeira letra de Cristo, pode ajudar a quem precisa e merece.


Procure se manter calmo e tranqüilo para realizar as provas e não se esqueça que o ideal é sempre estudar bastante pra não ter que chutar e muitas vezes errar questões consideradas fáceis que todos os outros candidatos acertarão. 

Bons estudos e Boa Sorte!

 LEIA TAMBÉM:
Dicas para passar no Vestibular

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Dicas de Empreendedores Para Você Abrir Seu Próprio Negócio


Dicas para abrir seu Próprio Negócio
Quem quer abrir seu próprio negócio deve ter paixão e estar ciente de que os riscos são muitos, mas o retorno vale a pena. De acordo com empreendedores de sucesso, é preciso coragem e objetivos claros para transformar a ideia em uma empresa de sucesso. E ganhar dinheiro, claro.

 

 ABAIXO TRÊS DICAS DE EMPREENDEDORES DE SUCESSO PARA QUEM DESEJA ABRIR SEU PRÓPRIO NEGÓCIO

 

1. Miguel Krigsner - O Boticário

 

É fundador do grupo O Boticário, que começou como uma farmácia de manipulação em Curitiba (PR), em 1977. Atualmente, o grupo conta com cerca de 3.200 lojas da marca no Brasil, sendo 900 franqueadas, e gera aproximadamente 22 mil empregos diretos e indiretos. O grupo tem mais três marcas – Eudora, quem disse, berenice? e Skingen Inteligência Genética.

Empreender é correr riscos. O mesmo diz que para abrir seu próprio negócio o ideal seria sempre termos em mãos todas as informações possíveis, mas isso é um sonho. E, como nunca teremos todas as respostas, é preciso ter coragem de sair do plano. Além disso, é necessário ter muito claro onde se quer chegar com a empresa – o empreendedor que deseja crescer não pode ver o seu negócio apenas como um ganha pão, mas trabalhar sempre com metas. Finalmente, é imprescindível a preocupação com a qualidade do produto ou serviço prestado pela empresa e com o bom relacionamento com os clientes. Manter um relacionamento duradouro com os consumidores, respeitando suas diferenças, entendendo suas expectativas e antecipando os seus desejos são premissas constantes na evolução da empresa. É por meio deles que o empresário terá sucesso.



O empreendedor é um verdadeiro ginasta que precisa se contorcer para passar pelos obstáculos. Mas, são esses momentos que fazem as pessoas amadurecerem e transformam-nas em lideranças. E não se deve nunca pensar em encurtar o caminho da prosperidade. Ela vem com a experiência e a maturidade, que não são construídas de uma hora para outra. É preciso ter capacidade de transpor as diversidades, sacudir a poeira e dar a volta por cima, sempre que isso for necessário.

Deve ter práticas arrojadas e criativas, que transcendam limites e ampliem horizontes, possibilitando a exploração de novas ideias, em um compromisso com seu consumidor, colaboradores e fornecedores. É necessário ter perseverança, acreditar em seu trabalho e arriscar. É preciso ser feliz no dia a dia. Acordar com vontade de trabalhar e gostar muito do que faz.

2. Alexandre Costa - Cacau Show

 

Fundador da Cacau Show, criou a empresa em 1988, com 17 anos, no bairro da Casa Verde, em São Paulo. Atualmente, o grupo conta com 1160 franquias em todo o País e faturou R$ 1,2 bilhão em 2011.

O que por experiência própria aconselho a quem quer abrir seu próprio negócio é ter um bom plano de negócios. Antes de qualquer passo que se pretenda dar é importante ter um estudo muito bem detalhado do mercado em que o empreendedor queira atuar, que foi o que eu fiz quando vi um nicho de mercado livre para chocolates finos e acessíveis a todos. Através de uma pesquisa bem embasada, de informações de mercado entre outros é possível ser mais assertivo e correr menos riscos com o investimento. Quanto melhor é a preparação, melhor são os resultados. Outra conduta muito importante é a gestão de custos. Os números são os melhores aliados na hora de avaliar e viabilizar um investimento e em como isso irá afetar o negócio em longo prazo.

Antes de tudo se deve acreditar no negócio, naquilo que você está se empenhando e propondo a fazer, e se dedicar completamente a ele. Durante a administração do negócio, certamente o empreendedor vai se deparar com inúmeros desafios e situações de pressão com as demandas. Você lida com um universo de acontecimentos muito grande, com fornecedores, clientes, funcionários e agentes externos que podem dificultar ou melhorar a situação. A persistência é uma virtude extremamente importante e é o pilar de sustentação do empreendedor.

Paixão, pés no chão, visão, foco nos resultados, dedicação integral ao negócio, aperfeiçoamento contínuo e muita persistência.

3. Julio Vasconcelos - Peixe Urbano

 

Co-fundador do site Peixe Urbano, criou a marca de compras coletivas em março de 2010, com outros dois amigos. A marca, que conta com cerca de 20 milhões de usuários cadastrados no Brasil, Argentina, México e Chile, já conta com três linhas de negócio: compras coletivas, reservas on-line e delivery de comida em casa.

O mesmo acredita que para ter sucesso, mais importante do que ter uma boa ideia é a execução dela. Para isso, o ingrediente principal é a formação de uma equipe excepcional, com profissionais que possuam experiências e talentos complementares, que trabalhem bem juntos e que tenham aquele espírito empreendedor – aquela vontade insaciável de querer melhorar sempre.

Ele ainda fala que existirão inúmeros desafios, como montar uma equipe e uma estrutura escalável, encontrar investidores e entender e seguir toda a legislação tributária, contábil e trabalhista, entre outros. Também recomenda que quem for abrir seu próprio negócio deve construir e cultivar uma rica rede de contatos. Procurar compartilhar ideias e escutar os conselhos e as experiências de outros empreendedores e empresários de sucesso, de pessoas que já passaram por desafios similares e que possam ser mentores e conselheiros sobre diferentes assuntos que é algo extremamente valioso.

Acredito que um empreendedor que tem o objetivo de abrir seu próprio negócio não pode ter medo de se arriscar, de enfrentar constantes desafios e de levar alguns tropeções no meio da corrida. É preciso levantar cada vez e ainda mais forte devido ao aprendizado. À medida que a empresa vai crescendo, é importante saber manter o foco e saber liderar e motivar a equipe para que todos corram juntos, em prol da mesma visão.(fonte:terra.com)

VEJA TAMBÉM